O post seção Notas é uma forma de seção para divulgar de forma rápida e objetiva algumas informações do setor de transportes. O número #57 é a sequência e, neste post temos um levando para saber quais são os países que mais compraram caminhões 100% elétricos Volvo, o líder do mercado mercado europeu; o investimento da Bravo Serviços Logísticos para ampliar a frota; o teste que a JSL está fazendo com ônibus elétrico; e o nova composição na direção da DAF Caminhões. 

A liderança dos caminhão elétrico Volvo

Considerando apenas o mercado de caminhões 100% elétricos, uma estatística feita pela IHS Market, mostrou que a Volvo foi líder na Europa com um total de 346 unidades acima de 16 toneladas entregues aos clientes, uma participação de 46%. No mundo, a empresa conta com mais de 1.100 caminhões elétricos pedidos. Confira os países que mais compraram Volvo elétrico: Suíça, 77; Noruega, 56; Suécia, 47; Países Baixos, 42; Alemanha, 37; França, 25; Dinamarca, 21; Espanha, 11; Itália, 9; Hungria, 7; Polônia, 4; Bélgica, 3; República Tcheca, 2; Finlândia, 2; Irlanda, 2; e Áustria, 1.

Ônibus elétrico BYD sendo testado pela JSL
Ônibus elétrico BYD sendo testado pela JSL

JSL testa ônibus elétrico

A JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do País, iniciou um período de testes com o ônibus elétrico da BYD, segunda maior fabricante de chassis elétricos para ônibus do mundo. O modelo escolhido é o D9F, com carroceria da Marcopolo, com 12,9 metros de comprimento, autonomia de aproximadamente 250 km e recarga total da bateria em até 4 horas. O veículo será utilizado no transporte de colaboradores de clientes de serviços de fretamento, em rotas que abrangem as cidades de Indaiatuba, Sorocaba e Suzano, no interior de São Paulo. 

Bravo Serviços Logísticos

Com sede em Uberlândia (MG), a Bravo Serviços Logísticos amplia frota com mais 100 cavalos mecânicos Mercedes-Benz Actros 2548 6×2, totalizando, uma frota de 750 caminhões. Os modelos serão utilizados com semirreboques de três eixos distanciados na transferência de produtos diretamente dos fabricantes aos centros de distribuição e aos clientes finais em áreas de plantio do setor do agronegócio em vários estados. Para isso, além de sua matriz, a Bravo conta com 10 filiais em todas as regiões do Brasil, estando sempre próxima a seus clientes. Notas #57

DAF anuncia novo diretor de vendas

Gabriel Fernandes é graduado em Administração e Gestão de Negócios pelo Centro Universitário UMA; pós-graduado em Green Belt e Lean Manufacturing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Com a mudança, Gabriel Fernandes passa a se reportar ao Diretor Comercial, Luis Gambim, que responde diretamente ao presidente da companhia no Brasil, Lance Walters. A estrutura da área vem sendo construída de forma robusta, com o objetivo de acompanhar o crescimento da marca no Brasil. É composta pelas áreas de Serviços ao Cliente, com direção de Adcley Souza; de Desenvolvimento de Concessionárias, com direção de Gustavo Novicki; de Marketing, com gerência de Fernando Planca; e pela área de Vendas, cuja direção passa a ser ocupada por Gabriel Fernandes. Notas #57

Gabriel Fernandes, novo Diretor de Vendas da DAF, passa a se reportar ao Diretor Comercial, Luis Gambim

As mudanças de posições entre os fabricantes de caminhões, estudos de Orlando Merluzzi

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).