Antes de lançar sua nova geração de caminhões na Europa, além do ambiente totalmente off-road da zona rural da cidade de Araraquara (SP), a Scania testou também os modelos no calor incessante da Espanha e na neve extrema da Suécia.

Segundo a marca, já se tornou uma tradição testar seus veículos nas montanhas de Sierra Nevada, na Espanha, já que o local reúne características inóspitas como temperaturas que variam entre 40ºC, na costa do Mediterrâneo, e 12ºC, em altitudes de até 2.500 m.

“As condições no sul da Espanha são ideais para nós. Somos capazes de testar veículos em ambos os extremos de calor e umidade, enquanto no ar mais seco da montanha, podemos fazer testes em morros íngremes”, diz Bertil Olsson, piloto de testes da Scania.

Testes no alto

Quase no cume de Sierra Nevada, Magnus Skjutar, da área de desenvolvimento de motores Scania, para um dos modelos em testes para fazer uma observação: “Nós estamos trabalhando na calibração do motor. As diferentes temperaturas do ambiente são extremamente valiosas. Em apenas algumas semanas intensivas, podemos verificar que tudo está bem com o trabalho de desenvolvimento que fizemos em Södertälje (Suécia) e que os caminhões cumprem todos os requisitos colocados por nós.”

Além das altas e baixas temperaturas, os testes promovidos pela Scania cobrem o trem de força, as cabines, os sistemas elétricos e a interação entre todos os componentes dos caminhões. De acordo com a marca, 30 caminhões participaram dos testes, junto com engenheiros, designers, pilotos de testes, mecânicos e milhares de peças de reposição.

Os testes de inverno ocorreram no município de Arvidsjaur, norte da Suécia, com temperaturas de até -30ºC. Neles, foram testados obstáculos que poderiam interferir na performance dos pesados, como profundidade da neve, ventos, a escuridão e a adaptabilidade dos pilotos e do caminhão nessas condições.

Para o Brasil

Como você viu nas matérias, há diversos indícios de que a nova geração de caminhões Scania irá desembarcar no Brasil em breve. Ainda que a Scania não assuma, existe a chance de chegarem ainda em 2017. Além dos testes em Araraquara, nos últimos dias, diversos leitores da TRANSPORTE MUNDIAL informaram que os novos caminhões já estão em testes nas empresas onde trabalham.