A linha de caminhões Super Scania Euro 6 foi o destaque da marca no estande dela na Fenatran. Os modelos contam com motores totalmente novos, de 13 litros e potência entre 420 cv e 560 cv, é uma das principais novidades da fabricante que será apresentada na Fenatran 2022. A nova gama de produtos  chega  com trem de força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro)  totalmente novos, além de uma  série de tecnologias para tornarem os veículos serem mais rentáveis, seguros e sustentáveis. Outro destaque foi o lançamento da empresa de locação de caminhões da própria fabricantes para concorrer com as locadoras, como a Vamos, Unidas e Ouro Verde

 Em seu estande, com 12 caminhões, a fabricante apresenta, além dos destaques Euro 6 da linha 2023 de caminhões, da gama Super, a família fora de estrada XT, semipesados, opções a gás e as soluções de Serviços e Serviços Financeiros. As primeiras entregas dos novos produtos vão começar a partir de fevereiro de 2023. Além disso, a Scania Locação inicia o aluguel de veículos da fabricante na feira. 

Super potências

Os motores de 13 litros da linha Super Scania  são disponibilizados nas potências 420 cv, 460 cv, 500 cv e 560 cv. As principais mudanças estão o cabeçote único com duplo comando de válvulas, o freio de liberação de compressão CRB), aumento da pressão de pico no cilindro de 250 bar, fricção dos componentes internos reduzida, melhorias na lubrificação e refrigeração bem como compressor mais eficiente.

O freio de liberação de compressor (clique aqui para ver o teste com os caminhões Super Scania), proporciona 350kW de potência de frenagem e quando utilizado com o Retarder (opcional) pode chegar a 850 kW de potência de frenagem. “Os 350 kW equivalem a 475cv de potência de frenagem segurando o motor. É uma solução de baixo peso, pois agrega apenas 7 kg a mais ao motor, além de ser um componente livre de manutenção. Todos os caminhões Super da Scania já saem de linha com o CRB; assim o cliente ganha 30% a mais de frenagem em relação ao sistema convencional freio de escape”, explicou Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios. 

Os novos motores de 13 litros para atender a fase P8/Euro 6 contam com sistema SCR de tratamento de gases  com dupla dosagem de Arla, filtro DPF e ASC. O tanque de combustível recebeu uma unidade de otimização do combustível (FOU) com tanques menores, porém com capacidade de aproveitamento de até 95% do diesel no tanque. Essa solução resulta em menor volume morto e mais autonomia para o caminhão.

 

Caminhões Super Scania com nova caixa de câmbio e eixos traseiros

Outra novidade é a plataforma de caixa de câmbio G25CM (75 kg mais leve que a GRS905), com torque de entrada de 2.500Nm que equipa os caminhões com motores de até 460cv. Já a  caixa G33CM com torque de entrada de 3300Nm é os modelos com propulsores com potência a partir de 500cv. P peso dessa unidade é 60 kg abaixo da GRS905. Entre as vantagens dessa nova plataforma estão uma melhor capacidade de arranque, rapidez nas trocas de marchas, economia de 1% de combustível e maior carga útil.

Os eixos traseiros também são novos. O  RB885+R885 que substitui  o RB662 tem capacidade máxima de tração de 90 toneladas. “Em relação à parte física é possível comparar que o cardã final do RB662 é torto e o RB885 tem um cardã mais forte e reto. Com a nova motorização e maior torque optamos em superdimensionar o eixo traseiro. E a manutenção é reduzida já que utiliza o pacote de lubrificantes Scania que diminuiu o intervalo de trocas”, explicou Marcelo Gallao.

E as demais linhas?

As demais linhas de caminhões Scania P8/Euro6 também trazem várias novidades. As plataformas dos motores de 7 litros (250cv e 280 cv), 9 litros (280 cv, 320cv, 360cv) e os 13 litros (370cv, 450 cv e 500 cv) foram otimizadas e tiveram um ganho de 2% no consumo de combustível. As principais mudanças foram a bomba hidráulica de refrigeração e direção variável, otimização de coletores do turbo e de escape, maiores taxas de compressão e melhorias no software do motor.

Um dos destaques da linha Euro 6 da Scania ficou por conta da nova linha V8, especificamente para o caminhão com 770 cv de potência e torque de 3.700 Nm, a maior potência do mundo de um caminhão de produção em série. A nova gama também inclui o caminhão de 660 cv e torque de 3300 Nm. Em linhas gerais o que mudou na nova linha V8 nos motores de 16 litros foi a nova bomba de combustível de alta pressão, aumento da pressão de pico do cilindro, menores perdas internas por fricção, otimização de coletores do turbo e de escape e novos hardware e software no módulo do motor. Esses veículos são indicados para transporte rodoviário, cana-de-açúcar, mineração (10×4) e movimentação de cargas indivisíveis.

Disponibilidade da Frota

Atrelado ao lançamento da linha P8/Euro 6, a Scania  apresentou um amplo portifólio de serviços com a promessa de reduzir em até 25% os custos de reparação e de manutenção preventiva. “A conectividade, gerando dados que são posteriormente analisados e transformados em soluções de negócio, permanece como o centro de tudo para tornar os caminhões da nova linha Euro 6 mais eficientes. A combinação com um programa de manutenção flexível continuará garantindo a virtuosa gestão das frotas e a máxima produtividade e eficiência dos caminhões”, explicou Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Para a nova linha de caminhões, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com essa solução utilizarão lubrificantes com tecnologia de redução de atrito, que aliados aos planos flexíveis irão reduzir significativamente necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual. (confira no final da matéria os serviços oferecidos pela Scania)

O novo ADAS 2.0 também chega visando contribuir para o aumento da segurança e da disponibilidade do veículo. Atualmente o ADAS conta com AEB (frenagem de emergência), LOW (leitor de faixa) e ACC (Controle de cruzeiro ativo). Na nova versão foram incorporados ponto cego e pedestre (Asla), direção elétrica ativa, controle de cruzeiro com predição ativa (a partir de zero km/h)

Os veículos Euro 6 da Scania acumulam 4.300.000 de quilômetros rodados desde 2018. Nesse período foram testados o motor Super, motores otimizados Euro 6, nova caixa de câmbio G25e G33 e os novos eixos traseiros. A nova linha Euro 6 está pautada em eficiência energética, disponibilidade, segurança e sustentabilidade.

Outra novidade que será disponibilizada pela Scania a partir da Fenatran são os contratos de locação para os veículos Euro6, inclusive os caminhões Super Scania e os de motores a gás. A locação poderá ser a partir de um veículo e os contratos serão de 24 a 60 meses. O Diretor Geral de Operações Comerciais da Scania Brasil,  Silvio Munhoz, afirmou que as novidades serão apresentadas na Fenatran e seguem os princípios da Scania de desenvolver produtos e soluções para apoiar o transportador.

Alternativas sustentáveis

“Estamos trazendo novidades comprovadas no dia a dia pelos clientes. Estamos trazendo cada vez mais alternativas sustentáveis. Através da redução do consumo de combustível nos estamos garantindo a sustentabilidade econômica e rentabilidade contribuindo para o meio ambiente através da redução de emissão de CO₂. Nos produtos Euro6 focamos muito na eficiência energética e, também, na disponibilidade do veículo através de novos serviços de manutenção específicos para reduzir o tempo de parada como os contratos de manutenção flexível”.

Christopher Podgorski, presidente e CEO, também reforça o compromisso da Scania em relação ao desenvolvimento de produtos e soluções que sejam sustentáveis e proporcionem  maior disponibilidade e rentabilidade aos clientes. “Nosso setor de transporte contribui com 25% das emissões de gases de efeito estufa. Somos a primeira representante da indústria automobilística a nos juntarmos ao Science Based Targets, que define objetivos concretos que devem ser realizados e não compensados”, destacou o executivo.

Christopher lembrou que a meta é a redução de 50% de CO₂ liberado na produção do veículo a em 10 anos, partindo de 2015. “Acreditamos que vamos até superar essa meta, um exemplo é que toda a energia utilizada na fábrica e na rede de concessionários cativo é proveniente de fonte renovável. O passo seguinte é  atingir 20% de redução e, conforme frisou, não existe uma solução única. “Porém, nós focamos nos pilares de veículos seguros (conectados), eficiência energética — com as melhorias feitas na motorização de combustão e combustíveis alternativos como a transição para os elétricos”, explicou. 

Conheça alguns dos serviços da Scania

Scania Zone – Realidade na Europa desde 2019, e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone também estará disponível para os caminhões da linha Euro 6. Por meio do portal de gestão de frotas, o próprio cliente conseguirá definir, a qualquer momento e de forma bem simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.

PMS com upgrade para o Premium Flexível Uptime — O programa oferece acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas. O objetivo é garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Como resultado prático proporciona uma redução até 25% nos custos de reparos e manutenção. O pagamento é atrelado à quilometragem rodada pelos veículos e a manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. O Programa de Manutenção Scania Standard Flexível também oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado e com o custo da manutenção já definido para toda a vida útil do veículo. No amplo pacote de serviços, os programas de manutenção periódicos continuam no portfólio.

Control Tower para todos os clientes PMS Premium Flexível Uptime – Sistema que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Scania, para os veículos retornarem à operação o mais rápido possível. O Control Tower também entrega a todos os clientes um relatório FIT Uptime customizado com a disponibilidade real entregue pela rede Scania a cada mês, permitindo com isso a comprovação da eficiência nos serviços e uma gestão de frota ainda mais refinada.

Programas de Manutenção Scania (PMS) – O PMS é dividido em duas categorias. O Premium (o produto mais completo do portfólio, que contempla manutenções preventivas, corretivas do trem de força e todas as manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), e o PMS Standard (revisões previstas e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas). O PMS Standard também oferece opção de pagamento por meio de parcela fixa mensal. Tem direito ao Scania Assistance (atendimento emergencial 24 horas) e checklist de mais de 70 itens, quem optar pelo Premium.

Conectividade – Os Serviços Conectados Scania dispõem de quatro opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução de cada motorista, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que possui o método de avaliação e feedback aos motoristas. O pacote Data Access, permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas.

Scania FIT — Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas na tradução do inglês), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos caminhões, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Driver Services – Serviço voltado ao motorista para tornar a condução mais rentável. Por meio de instrutores Master Drivers na rede,  são disponibilizados vários serviços e aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, empregados na construção de hábitos de condução econômica.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).