Scania G 340 movido a gás para transporte mais sustentável. Modelo foi apresentado com a nova geração e lançado na Fenatran de 2019
Áudio: comentário e resumo sobre a parceria entre Scania e Comgás

Demorou ocorrer no Brasil o que já é comum na Europa: uma empresa de distribuição de gás se interessar pela indústria de caminhões movido a gás. No entanto, este atraso pode começar a ficar no passado. A Comgás e a Scania anunciaram ações conjuntas para acelerar o desenvolvimento do mercado de Gás Natural Veicular- GNV e Biometano para veículos comerciais pesados.

O GNV é um gás que contribui apenas em 20% as reduções dos principais poluentes do diesel. Já o biometano, pode reduzir acima de 90% a emissão de CO2, além de um combustível renovável, produzido a partir do biogás, que, por sua vez, é produzido a partir de resíduos orgânicos, matéria-prima que pode ser encontrada em aterros sanitários, lixões, indústrias, comércio e fazendas.

“Esta iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Estamos empenhados em promover a transformação sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao diesel, o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais, econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, completa o executivo.

Desde março de 2020, a Scania produz na sua planta de São Bernardo do Campo/SP, caminhões com motores dedicados ao gás, resultado de um investimento na nova plataforma de produtos de cerca de R$ 4 bilhões. Os veículos podem ser abastecidos com GNV, Biometano ou uma mistura / blend de ambos os combustíveis. “

Scania e Comgás sem biometano por enquanto

O primeiro passo a ser dado pelas empresas será o mapeamento de corredores e rotas logísticas, para aumentar o número de pontos de abastecimento de Gás Natural e Biometano no Estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus, visando dar ainda mais competitividade para os veículos pesados movidos a gás. A Comgás ainda tem como meta futura inserir o Biometano em sua rede de dutos. Scania e Comgás é a primeira parceria entre fabricante de caminhões. 

Leia mais:

Scania contabiliza sucesso com caminhão a gás no Brasil

A compra de caminhão a gás na Europa já ocorre em lote de 100 unidades

Veículos a gás: Alternativa viável e sustentável, por Márcio Querichelli

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).