Super Truck: esforço global pela eficiência dos trucks

352

A edição 342 da revista TRANSPORTE MUNDIAL Espanha traz uma matéria sobre o Freightliner Super Truck, classificado pela publicação como o caminhão mais eficiente do mundo. Confira reportagem sobre o modelo que pretende melhorar em até 50% a eficiêncoia energética dos caminhões:


Em 2009, o Departamente de Eergia dos Estados Unidos convidou as fabricantes de caminhões dos Estados Unidos que desenvolvessem novas tecnologias e sistemas que para tornar os caminhões da próxima geração até 50% mais eficientes do que os atuais.

O resultado se tornou realidade em 2015, quando a Freightliner tornou público o conceito Super Truck: caminhão de propulsão híbrida (diesel e energia elétrida), capaz de percorrer 19,6 quilômetros com 3,785 litros de combustível. Para desenvolver o caminhão, a Freightliner reuniu especialistas da Daimler (Grupo dono da marca) de Portland, Detroit, Stuttgart e Tóquio para trabalhar no projeto, além de empresas especializadas em diversos setores.


Com os especialistas selecionados, oito equipes de trabalho foram criadas nas áres de aerodinâmica, motores, trem de força, redução de peso, gestão de energia, propulsão híbrida e controle de temperatura. Um destaque apontado pela publicação é o design que, após diversas provas em túnel de vento, alcançou visual que sofre de pouco interferência do vento. Além disso, os pneus de baixa resistência ao rolamento que equipam o modelo contribuem para a queda acentuada dos custos de operação.

Na parte superior do semirreboque do Super Truck, painéis solares são capazes de prover energia ao conjunto elétrico que, utilizado em conjunto com o motor a diesel, tem conquistado todos os records de rodagem até o momento, segundo a revista. Segundo a fabricante, todos os materiais empregados no Super Truck foram escolhidos pelo peso reduzido que apresentam, sem que perdessem em eficiência aos componentes similares.      


Com investimentos na ordem de US$ 40 milhões do Departamento de Energia dos Estados Unidos para o projeto, o caminhão, que também é colocado pela Freightliner como o mais eficiente do mundo, certamente estará entre os maiores destaques da próxima década de caminhões.