A saúde dos motoristas de caminhões faz parte das preocupações das transportadoras para aumentar a segurança nas estradas. As empresas de maior porte contam com ajuda de clínicas médicas ou até de profissionais internos de saúde. Porém, buscar conhecimento e incentivar práticas simples, como alongamento, estão ao alcance de todos. Já publicado na edição impressa da TRANSPORTE MUNDIAL, divulgaremos dicas de alongamentos muito importantes para o bem-estar do motorista e podem ser feitas na cabine e ao lado do caminhão quando estiver parado para carga, descarga ou descanso em postos de combustível.  

O alongamento é fundamental para a saúde dos ossos, articulações e músculos e prepará-los para as longas jornadas de trabalho. É uma atividade de custo zero, mas que requer disciplina para a prática diária e correta. “O sedentarismo é um pro­ble­ma que afeta a saúde do motorista por­que ele passa longos períodos sentado e imóvel”, explica o médico consultor e especialista em medicina do esporte, Eduardo Roxo. “Não ra­ro, ao sair do veículo, o profissional se de­para com o es­forço físico de carregar ou descarregar a carga. E quase sempre faz de maneira ina­dequada, ocasionando a lombalgia, as conhecidas dores lombares.” Vale res­sal­­tar que nas operações de carregar e des­carregar é ideal que os movimentos se­jam rea­lizados com a coluna sempre ereta e uti­lizando-se de equipamentos para o ma­­nu­­seio das mercadorias, como carrinhos, ram­pas e alças especiais. Esses detalhes di­­mi­nuem os acidentes e os riscos de lesões. 

Cuidado com saúde na cabine 

Durante a viagem, o ideal é que o condutor, a cada duas horas, estacione pa­­­ra fa­zer alguns movimentos com o cor­po fora da cabine. Uma caminhada em vol­­ta do caminhão trabalha a circulação e o agachamento em série fortalece os mús­culos da perna, sem contar que a atividade po­de ser executada enquanto os pneus do veí­culo são checados. “Ficar sentado por lon­gos períodos é sempre um risco. É im­portante o motorista fazer alongamentos por 5 min nos braços, pernas e panturrilha e aí, se possível, se exercitar com flexões de braço ou abdominal, excelentes para o for­talecimento dos músculos. E é disso que esse profissional precisa, força”, diz Roxo. 

Qualquer um desses movimentos, no en­­tan­to, requer alongamentos anteriores que aque­çam o corpo e o prepara para o exercício, além de evitar contusões (acom­­panhe as ima­gens das atividades abaixo). 

Ao retornar à cabine, o condutor tam­bém pode e deve realizar atividades físicas mes­mo dirigindo. Os chamados exercícios iso­métricos são simples e contribuem pa­ra diminuir a perda de massa muscular ocasionada pelo sedentarismo. Neles, não há movimento corporal, apenas contração e relaxamento dos músculos. Enquanto o dirige, por exemplo, com as duas mãos ao volante, como exige a lei, pode contrair e relaxar os músculos das mãos e dos braços. O mesmo pro­ce­di­mento ser­ve para o tronco e os membros in­feriores durante o ato de acelerar e frear. A atividade deve ser realizada em série e sem res­­trições, com os músculos da panturrilha, ab­dômen e coxas. Levantar e abaixar a ponta dos pés é outro exercício que per­­­mi­te ser realizado enquanto se está ao vo­­lan­te ou mesmo em pé, fora da cabine. Ele for­ta­­lece as fibras musculares e melhora a cir­culação dos va­­­sos sanguíneos. 

Antes de se aventurar em qualquer tipo de ati­vidade física, incluindo alongamento, o motorista, principalmente aquele que sofre de alguma patologia, deve con­sultar um especialista para que o mo­­vi­men­­to seja feito adequadamente. 

Alongamento

IMG 8135 1
Ganhe força — Enquanto estiver ao volante, efetue séries de exercício de contração e relaxamento dos músculos dos braços, pernas e abdômen
IMG 8117
Membros inferiores — Apoie a perna no pneu do veículo e pressione-a com o peso do corpo. Repita o movimento com a outra perna
IMG 8131
Grande dorsal — Separe as pernas na largura dos ombros. Coloque uma mão na cintura, o outro braço sobre a cabeça e incline o corpo para a lateral. Deve-se sentir uma tensão atrás da axila. Repita do outro lado
IMG 8119
As coxas e o quadril — Dobre umas das pernas para trás e apoie o pé na grade do caminhão. Sinta o alongamento na parte anterior da coxa. Faça o mesmo com a outra perna
IMG 8141
Prepare os braços — Eleve o braço atrás da cabeça, flexione o cotovelo e apoie a mão na parte superior das costas. Force o cotovelo para a lateral
IMG 8150
Relaxe o pescoço — Sente-se com a coluna reta. Puxe a cabeça com uma das mãos procurando pressionar a orelha junto ao ombro.
Faça dos dois lados
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).