A saúde dos motoristas de caminhões faz parte das preocupações das transportadoras para aumentar a segurança nas estradas. As empresas de maior porte contam com ajuda de clínicas médicas ou até de profissionais internos de saúde. Porém, buscar conhecimento e incentivar práticas simples, como alongamento, estão ao alcance de todos. Já publicado na edição impressa da TRANSPORTE MUNDIAL, divulgaremos dicas de alongamentos muito importantes para o bem-estar do motorista e podem ser feitas na cabine e ao lado do caminhão quando estiver parado para carga, descarga ou descanso em postos de combustível.
O alongamento é fundamental para a saúde dos ossos, articulações e músculos e prepará-los para as longas jornadas de trabalho. É uma atividade de custo zero, mas que requer disciplina para a prática diária e correta. “O sedentarismo é um problema que afeta a saúde do motorista porque ele passa longos períodos sentado e imóvel”, explica o médico consultor e especialista em medicina do esporte, Eduardo Roxo. “Não raro, ao sair do veículo, o profissional se depara com o esforço físico de carregar ou descarregar a carga. E quase sempre faz de maneira inadequada, ocasionando a lombalgia, as conhecidas dores lombares.” Vale ressaltar que nas operações de carregar e descarregar é ideal que os movimentos sejam realizados com a coluna sempre ereta e utilizando-se de equipamentos para o manuseio das mercadorias, como carrinhos, rampas e alças especiais. Esses detalhes diminuem os acidentes e os riscos de lesões.
Cuidado com saúde na cabine
Durante a viagem, o ideal é que o condutor, a cada duas horas, estacione para fazer alguns movimentos com o corpo fora da cabine. Uma caminhada em volta do caminhão trabalha a circulação e o agachamento em série fortalece os músculos da perna, sem contar que a atividade pode ser executada enquanto os pneus do veículo são checados. “Ficar sentado por longos períodos é sempre um risco. É importante o motorista fazer alongamentos por 5 min nos braços, pernas e panturrilha e aí, se possível, se exercitar com flexões de braço ou abdominal, excelentes para o fortalecimento dos músculos. E é disso que esse profissional precisa, força”, diz Roxo.
Qualquer um desses movimentos, no entanto, requer alongamentos anteriores que aqueçam o corpo e o prepara para o exercício, além de evitar contusões (acompanhe as imagens das atividades abaixo).
Ao retornar à cabine, o condutor também pode e deve realizar atividades físicas mesmo dirigindo. Os chamados exercícios isométricos são simples e contribuem para diminuir a perda de massa muscular ocasionada pelo sedentarismo. Neles, não há movimento corporal, apenas contração e relaxamento dos músculos. Enquanto o dirige, por exemplo, com as duas mãos ao volante, como exige a lei, pode contrair e relaxar os músculos das mãos e dos braços. O mesmo procedimento serve para o tronco e os membros inferiores durante o ato de acelerar e frear. A atividade deve ser realizada em série e sem restrições, com os músculos da panturrilha, abdômen e coxas. Levantar e abaixar a ponta dos pés é outro exercício que permite ser realizado enquanto se está ao volante ou mesmo em pé, fora da cabine. Ele fortalece as fibras musculares e melhora a circulação dos vasos sanguíneos.
Antes de se aventurar em qualquer tipo de atividade física, incluindo alongamento, o motorista, principalmente aquele que sofre de alguma patologia, deve consultar um especialista para que o movimento seja feito adequadamente.
Alongamento




Estique o ombro — Leve o braço para a frente do corpo, coloque a mão oposta um pouco acima do cotovelo e puxe em direção ao peito


Faça dos dois lados