Com capacidade de 95 toneladas métricas de capacidade, a Volvo CE (Construction Equipment) Latin America apresenta o seu maior caminhão fora de estrada rígido, o R100E, voltado, principalmente, para os segmentos de mineração céu aberto e pedreiras. Ele foi projetado e é produzido na fábrica da Escócia e apresentado na M&T Expo 2018, maior feira do setor de equipamentos para construção da América Latina, realizada no São Paulo Expo.
Para transportar tanto peso, ele conta com um motor de 1.075 hp (1.898,9 cv) de potência. Para gerenciar toda esta força, ele conta com a tecnologia Volvo Dynamic Shift Control, sistema que adapta automaticamente os pontos de mudança de marcha, dependendo das condições de trabalho e da forma de condução.
A caçamba do R100E é em formato de V com capacidade de 60,4 m3 e pode atingir uma carta útil média regular de 94 toneladas. Ele apresenta um centro de gravidade mais baixo graças ao chassi com suspensão dianteira McPherson e baixa. Esta suspensão também é espaçada para absorver impactos durante a carga e o transporte, protegendo as partes vitais da máquina.
Para melhor visualização de todo o entorno do caminhão (360º), o R100E conta com o sistema Volvo Smart View, que utiliza câmeras no exterior para produzir uma visão com ângulo ultra amplo, para produzir uma visão panorâmica.
Maior articulado do mundo
A Volvo apresenta na feira também o A60H, maior caminhão articulado do mundo com 55 toneladas de capacidade métricas. Ele é voltado para os segmentos de mineração, pedreiras, terraplanagem de grandes obras de infraestrutura. O modelo é equipado com motor de 16 litros de 663 cv.