Volvo testa caminhão a hidrogênio; veja o vídeo

221

A Volvo Trucks começa a testar nas estradas do norte a Suécia os caminhões com célula de combustível a hidrogênio. Ou seja, tecnologia que emite apenas vapor d’água. Razão pela qual, o sistema será de grande colaboração para a redução de emissões no transporte rodoviário.

Os veículos da marca com essa tecnologia foram apresentados pela primeira vez no ano passado. A fabricante ainda informa que testes de bancada e em pistas fechadas já ocorreram. Indicando que a tecnologia logo deverá estar no mercado. Afinal, o hidrogênio verde é um recurso infinito. Produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol. Por isso, a tecnologia é possível.

LEIA TAMBÉM: Freightliner eM2 estreia nos EUA na versão elétrica para uso urbano

A corrida pela tecnologia se deve, sobretudo, porque os caminhões com célula de combustível a hidrogênio atendem operações de longas distâncias rodoviárias. Isso graças a maior autonomia. 

Nesse sentido, o modelo da Volvo usa duas células de combustível. Juntas, têm capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. Ou seja, cerca de 400 cv de autonomia.

Os testes

Nos testes práticos, os caminhões vão rodar em condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia. Ou seja, com gelo, vento e muita neve. Ambientes adequados para os testes, uma vez que a tecnologia precisa se mostrar robusta.

“Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem. Realizamos uma sequência bem-sucedida de avaliações. Primeiro em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno”, diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks.

A Volvo estima que seus caminhões com tecnologia estarão disponíveis a partir da segunda metade da década. Ou seja, depois de 2025.

Para isso, a fim de acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler. Juntas, as companhias pesquisam e produzem sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.