Volvo vai usar diesel renovável em suas operações

189

A Volvo Caminhões anunciou que vai usar o diesel renovável da Petrobras. Ou seja, o chamado R5, combustível de origem vegetal.

Dessa forma, o combustível vai ser usado no abastecimento dos caminhões e ônibus que rodam dentro da fábrica de Curitiba (PR). Bem como em atividades que demandam combustível como testes de pista, por exemplo.

O diesel R5 nada mais é do que um coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal. E segundo a Petrobras, pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Seja como for, com a medida, a fábrica da Volvo vai reduzir em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2.

LEIA TAMBÉM: Volvo FH vai operar com gás no Canadá

A vantagem do novo combustível é que pode ser misturado ao diesel convencional. E em diferentes proporções. E não precisa de adaptações nos motores. Tampouco alterar a cadeia logística de distribuição ou processos de armazenamento.

Volvo vai usar diesel renovável em suas operações
Diesel R5 da Petrobras é produzido em Araucária (PR)

Produção do diesel R5

O combustível R5 da Petrobras é produzido na refinaria de Araucária (PR). E distribuído pela Ipiranga. Além disso, a intenção da Petrobras, para este ano, é ampliar em 150% sua capacidade de produção do diesel R5 em Araucária. Do mesmo modo, até o fim do ano, quer produzir e ofertar o diesel renovável na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

Do mesmo modo, a Volvo tem metas ambiciosas na área ambiental. Assim, visa reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados em todo o mundo até 2030. E ampliar para 100% até 2040.

Por essa razão, a marca recomenda o uso do novo combustível nos caminhões e ônibus produzidos pela marca.