Tecnologia de segurança ADAS em ônibus Scania é vendida pela primeira vez

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Primeiro onibus ADAS 3

Equipamentos de segurança já largamente utilizados em ônibus rodoviários na Europa ainda são itens de luxo no Brasil, país recordista mundial em vítimas de acidentes fatais nas estradas. Ainda são poucas empresas que compram ônibus mais equipados com sistemas de segurança. Tanto que somente agora, em 2018, que a Scania vendeu a primeira unidade de ônibus com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), tecnologia disponível desde 2016 no Brasil e há mais de uma década na Europa.

“Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Scania é incansável em disponibilizar ferramentas que aumentem a segurança dos seus ônibus”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.  

Como funcionam as tecnologias do ADAS

A empresa que comprou o Scania com o ADAS é a empresa de fretamento Nena Viagens, de Franca (SP). Este sistema utiliza câmera e radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente, e possibilita três funções que auxiliam o motorista em uma condução bem mais segura:

  1. AEB (frenagem de emergência) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e até acionar os freios de serviços, redução de marchas para evitar ou minimizar uma colisão traseira. Na Europa, este sistema é obrigatório desde novembro de 2015 e, na Alemanha, cerca de 50% da frota de rodoviários já conta com a tecnologia. 
  2. LDW (aviso de saída de faixa) monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária.
  3. ACC (controle de cruzeiro adaptativo) auxilia o motorista a manter uma distância constante e segura do veículo que segue à frente.
Primeiro onibus ADAS 2
Fabiano Herker de Sousa e Gustavo Herker de Sousa, sócios da Nena Viagens

“Estamos muito honrados por termos o primeiro ônibus Scania equipado com o ADAS no Brasil e entrar para a seleta história da empresa. Também nos sentimos felizes pela Scania disponibilizar esta tecnologia no mercado, pois já o conhecíamos da Europa. Isso nos trouxe grande interesse a partir do momento em que soubemos da homologação nacional”, comenta Fabiano Herker de Sousa, sócio-proprietário da Nena Viagens, empresa proprietária de nove ônibus Scania.

Para conhecer mais sobre tecnologias de segurança:

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).