Denominado Tub (abreviatura de tração utilitária baixa), o modelo produzido pela Citroën, foi desenvolvido no outono de 1937 para revolucionar o mercado de veículos utilitários, que necessitava de um veículo com cabine avançada e que permitisse ao motorista ou ajudante ficar em pé e acessar a parte traseira do compartimento a partir do posto de direção.

Tuc

Em 1939, o Tub passou por evoluções e ganha a versão Tuc (tração utilitária tipo C), cuja capacidade de carga era o seu maior atributo, saindo de 1.020 kg para 1.200 kg.

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Em 1947 é desenvolvida a versão Tipo H, baseado no Traction Avant, modelo com motor dianteiro e porta deslizante lateral e uma soleira de carregamento baixa, a 35 cm do solo, para que seja possível ficar em pé na parte de trás. A carga útil mantém-se de 1.200 kg.

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Construído em chapa ondulada para enrijecer a carroceria, esse modelo ficou famoso na França por ter sido o veículo da polícia parisiense. Tamanha fama o levou a ser o veículo mais popular também nas áreas rurais e urbanas dos anos 1950 a 1982, passando, claro, por diversas evoluções de design e de tecnologia.

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Em seguida, em 1982, a versão foi substituida pelo utilitário C35, este fruto de uma colaboração com o grupo Fiat. Polivalência e robustez são atributos do modelos que rapidamente ganha mais membros, o C25 e o C15. E é dessa geração que a marca desenvolve o Jumpy e o Jumper.