O Torino S (Soluzione) é a nova proposta da Marcopolo para o transporte urbano de passageiros. Como o nome sugere, o modelo é apresentado como solução mais econômica ao frotista que precisa reduzir custos operacionais, muito em razão de situações como congelamento de passagens, licitações paradas e dificuldade de crédito para aquisição de novos veículos.torinos

Para tanto, a nova carroceria, que faz parte da linha Torino apresentada em 2013, recebeu um acabamento mais simples com o intuito de reduzir custos com manutenção. Exemplo disso, são as saias inferiores que agora são retas, ao contrário da versão convencional cujas saias são arredondadas.

Na versão S, ela sendo reta, a funilaria é simplificada. Outra solução para a redução dos custos é o para-choque dividido em três partes e a placa remanejada para a parte superior do para-choque. Em caso de algum incidente, como uma colisão traseira, é possível consertar somente a peça impactada.

Outros itens que o Torino S vai agregar são sinaleiras e faróis dianteiros intercambiáveis em LED e traseiros que podem ser trocados separadamente como luz de direção, luz de ré e lanterna. Ar-condicionado conta com dutos estendidos até o painel frontal e vidros padronizados em todas as portas.

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O modelo que possui largura externa de 2.550 mm e interna de 2.480 mm poderá ser encarroçado nos modelos Volkswagen 15.190 OD e 17.230 OD e Mercedes-Benz OF-1519, OF-1721 e OF-1721L com suspensão pneumática.

Para Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, também acrescenta que até a entrega será mais rápida, em torno de 30 dias. Os modelos convencionais, a entrega pode ser entre 60 e 90 dias, porque varia de acordo com os equipamentos que o frotista queira apresentar.

Não por acaso, a gama Torino S (Soluzione) ganhou uma linha de montagem exclusiva. No entanto, ele não contará com múltiplas configurações, justamente para atender ao prazo e garantir o menor custo com operação. Serão 10 configurações entre balanço traseiro e entre-eixos e outros, e comprimentos que variam entre 11,2 m e 13,2 m.

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“Estamos estimando que o Torino S tenha um custo total de operação entre 5% e 10% inferior se comparado aos demais modelos para mesma operação. Isso é apenas uma projeção com base na vida útil do veículo e com a quantidade de soluções que propusemos”, ressalta Corso.

O condutor também foi pensado nesse projeto. Tanto que sua estação de trabalho foi ampliada em 60 mm. A abertura das portas é acionada por uma válvula lateral. A meta da empresa é que o produto represente de 60% a 70% das vendas para o segmento.