Rodada20

As indústrias brasileiras precisaram atender uma das legislações tributárias mais complexas do mundo, pois o País ocupando a posição de 109º na pesquisa Doing Business 2018 sobre burocracia tributário, um dos fatores principais para o alto desemprego no País. E, mesmo diante deste cenário, a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) em parceria com Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apresenta o balanço de US$ 6,5 milhões de negócios que podem ter sido gerados durante a Rodada Internacional de Negócios realizada durante a Fenatran. 

Fabris8
Norberto Fabris, presidente da Anfir

“Pela segunda vez trouxemos importadores para realizar a Rodada Internacional de Negócios durante a Fenatran e o resultado nos deixou bastante satisfeitos”, comemora Norberto Fabris, presidente da Anfir.

Participaram da Rodada Internacional de Negócios 24 empresários de 12 países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. A Rodada Internacional de Negócios integra o programa MoveBrazil, realizado em parceria com a Apex-Brasil e que tem por objetivo fomentar as vendas de implementos rodoviários ao mercado externo.

Abaixo, notícias anteriores sobre a indústria de implementos:

Dados divulgados pela Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários – mostram que, no acumulado até o mês de junho de 2018, a indústria de implementos registrou crescimento de 52,7%.

especial txt3

De janeiro a junho de 2018 foram 38.648 produtos entregues ante 25.307 unidades distribuídas no mesmo período de 2017.

O segmento de Pesados (Reboques e Semirreboques) registrou crescimento de 79,74% em relação ao mesmo período de 2017, com 19.415 unidades emplacadas. Já no segmento de Leves (Carroceria sobre chassis), os números foram superiores em 32,6%, com 19.233 produtos entregues.

“O desempenho positivo anima o setor, pois reflete o início da recuperação econômica, mas não podemos esquecer que a indústria passou por perdas bastante elevadas nos últimos anos”, pondera Norberto Fabris, presidente da Anfir. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).