Citroën e Peugeot lançam, simultaneamente, os furgões médios Jumper e Boxer, respectivamente, com PBT reduzido para 3.500 kg para que possam ser conduzidos por motoristas com habilitação CNH na categoria B. Tecnicamente, eles têm a mesma capacidade de PBT técnico de 3.850 kg. O relançamento é apenas para atender uma burocracia do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ampliar o leque de clientes.

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Na prática, o consumidor brasileiro de veículos urbanos de carga se importa com a Lei da Balança, já que nunca viram uma fiscalização com balança para aferir peso dessa categoria, nem mesmo nas estradas, já que eles não são obrigados a passaram pela balança nem nas estradas. No entanto, o brasileiro compreende que os veículos de cargas com até 3.500 kg de PBT tem uma maior liberdade de circulação nas grandes cidades do que os veículos com PBT a partir de 3.501 kg.

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Em resumo, a diferença é definida pela burocracia. No restante, os “novos” Citroën Jumper e Peugeot Boxer continuam sendo os mesmos que já existiam, inclusive, um dos melhores do mercado e bastante competitivos com Mercedes-Benz Sprinter e Iveco Daily, e superior às demais opções.

Abaixo, leia o que já foi publicado sobre esses modelos franceses:

Peugeot lança furgão Boxer, “parente” mais moderno do Fiat Ducato

Citroën lança novo Jumper para o segmento de 13 m3 x Fiat Ducato Maxicargo

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).