A conectividade de caminhões com a transportadora, fabricante, embarcadores e até com clientes, já apresentam resultados muito positivos para a logística. A Scania é uma das pioneiras e contabiliza resultados bastante interessantes para as transportadoras.

Dados mostram economia, totalizada, de até R$ 1,1 bilhão. Segundo a empresa, todos os caminhões conectados deixaram de gastar cerca de 219 milhões de litros de diesel pelo aumento da eficiência entre outubro de 2019 e 2021. Isso, por enquanto, pois apenas um pequena parte do potencial da conectividade está sendo utilizada.

Em outubro, a Scania superou a marca de 50 mil veículos conectados no Brasil, resultado alcançado antes da meta que era para ser atingida somente no final de 2021. Serviços conectados é um sistema de gerenciamento para acompanha em tempo real (quando há sinal de internet na estrada) para várias funções do veículo e de sua condução. Nos trechos sem sinal de internet, o sistema no caminhão acumulado os dados e faz a transmissão quando possível.

Os dados são acompanhados pela internet (via computador ou celular) e possibilita a análise de informações do veículo, especialmente com relação ao consumo de combustível e comportamento do motorista. Dos 50 mil Scania conectados, 48 mil são caminhões, dos quais 2.500 foram produzidos antes de 2016.

Segundo Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil, a percepção dos ganhos na eficiência dos serviços têm alavancado a adesão dos transportadores à conectividade. Atualmente, cerca 95% dos caminhões novos da marca já são entregues com o serviço ativado. Após bater a marca de 50 mil veículos conectados, dos quais 2.000 são ônibus, a meta da montadora agora é encerrar 2021 com 52 mil.

A frota mundial de veículos Scania com os serviços de conectividade ativados é de 500 mil veículos. Neste cenário, já se projeta a liderança do ranking pelo Brasil até o final de 2022. Para Montanha, essa expectativa se deve à velocidade do crescimento da adesão dos transportadores do País aos serviços conectados. A Scania começou a conectar veículos em janeiro de 2017. Há três pacotes. O básico, batizado de Análise, é grátis por dez anos. Essa opção gera relatórios sobre o funcionamento do caminhão ou ônibus. Conforme a marca, essas informações são enviadas ao dono do veículo de forma automática, por e-mail. Além disso, eventuais diagnósticos de falhas são enviados automaticamente ao serviço de assistência técnica da Scania. O objetivo é facilitar a manutenção.

 

Reiter Log investe em 124 caminhões Scania a gás

A Reiter Log acaba de comprar 124 caminhões da Scania movidos a gás. A transportadora, sediada em Nova Santa Rita (RS), investirá mais de R$ 100 milhões no negócio, que envolveu os modelos R 410, e vai também investir na produção do biogás, base para a produção do biometano, tipo de gás que emite quatro vezes menos do que o GNV (Gás Natural Veicular). As entregas estão programadas para acontecer no último trimestre deste ano e com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2022.

“A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região Sul. Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável”, disse Silvio Munhoz, diretor de vendas da montadora.

De acordo com comunicado divulgado no dia 30 de agosto, a transportadora tem planos para produzir o combustível da frota, que poderá ser gás natural ou biometano. Os veículos comprados serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.

A Reiter Log passa por processo de expansão de sua operação. Está construindo nova matriz e centro de distribuição em Nova Santa Rita, com investimento de mais de R$ 140 milhões. A expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, com potencial para chegar a 1,7 mil. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).