A Anfavea lançou o Anuário da Indústria Brasileira. Dessa forma, traz à luz informações relevantes para a indústria, bem como para o setor de transporte de cargas e passageiros. Confira os principais dados elencados pela Transporte Mundial. Antes de tudo, vale lembrar que o acesso ao anuário em PDF para baixar está no final deste texto.  

Primeiras páginas

O leitor vai encontrar dados sobre a Anfavea e a indústria automotiva e máquinas. Além disso, há artigos relativos ao setor da mobilidade. De antemão, vale lembrar que a Anfavea representa fabricantes de automóveis, veículos comerciais e máquinas agrícolas e rodoviárias. Portanto, os segmentos de veículos de duas rodas e similares são representados pela Abraciclo. Da mesma forma, o de importadoras, pela Abeifa.

LEIA TAMBÉM: Gestores de frotas e as oportunidades em datas especiais para o e-commerce

Contato dos fabricantes

Todos os dados de contato dos fabricantes associados, como endereço, telefone e site, são encontrados a partir da página 22. Em seguida, é possível saber quais tipos de veículos de cada empresa. E as cidades nas quais possuem unidades industriais.

Redes de concessionárias e faturamento

Logo depois, a partir da página 30, há informações sobre os distribuidores por fabricante e estado. Vale lembrar, que, é a Fenabrave a representante dos concessionários. Em seguida, há informações do faturamento da indústria ano a ano. De 1966 até 2021. Isso, porque, muitos balanços de 2022 não foram fechados, por isso, os dados até 2021. Ainda há algumas informações sobre o setor de autopeças. Assim como números de empregos da indústria.

Impostos

Sabe quanto paga de imposto ao comprar um veículo? Em caminhões, considerando apenas os dois principais (ICMS e PIS/COFINS), o percentual chega a 17,9%. Se considerarmos os outros impostos indiretos, o percentual pode dobrar. Os dados partem da página 48, seguida com informações sobre a frota de veículos registrada no Denatran desde 2000. Atualmente, são 2.118.146 caminhões e 323.902 ônibus. 

Produção, vendas no Brasil e exportações

Entre as páginas 50 e 112 há dados sobre a produção total. Por marca, tipo de combustível, emplacamento total, por tipo de veículo, por marca, e por estado. Juntamente com há também informações sobre exportações e importações por país de origem e destino. 

Por fim, destacamos os principais assuntos relacionados diretamente aos setores de veículos comerciais no anuário. No entanto, ainda há dados de interesse do agronegócio e da construção. Além disso, há mais sobre outros países e de diversas entidades relacionadas ao setor.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).