Não é de hoje que existe uma disputa velada entre as indústrias de aço e de alumínio, com tipo com suas vantagens e desvantagens. No entanto, a indústria de aço vem passando por uma transformação. Veja o caso do Grupo Volvo. A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresenta a primeira máquina do mundo montada em aço produzido sem a utilização de energia de origem fóssil. O veículo é utilizado para transportar de carga em mineração e pedreiras de forma autônoma. Hoje, uma máquina-conceito, mas com lançamento previsto para 2022.
“Nossa ambição é usar aço livre de energia fóssil em todos os nossos produtos. Esta máquina é a prova de que realmente podemos progredir rapidamente quando trabalhamos em parcerias fortes”, declara Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
Transição verde
“Esta iniciativa com a SSAB é uma referência para um futuro livre de energia de base fóssil. Assim como as nações do mundo se reúnem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, as organizações e a indústria também devem trabalhar em colaboração para desenvolver soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
A mudança em direção ao “aço verde” é um passo importante para o Grupo Volvo, bem como para as indústrias de transporte e infraestrutura como um todo: cerca de 70% do peso de um caminhão vem de aço e ferro fundido, e a proporção é ainda maior para as máquinas. A primeira máquina conceito é apenas um primeiro passo, com uma fabricação em série em baixa escala já planejada para 2022, mas com produção em série prevista à frente. Assim, a Volvo CE apresenta sua primeira solução.