Dia de Tiradentes, como era conhecido Joaquim José da Silva Xavier, é uma homenagem a um dos líderes da Inconfidência Mineira. Uma das principais pautas deste movimento era o protesto contra os impostos exacerbados no Brasil. Esta data também é dia de lembrar da alta carga tributária atual.

Na época, em torno de 15%. Atualmente, os impostos diretos chegam, em média, a 40%, conforme o tipo de produto.

Na indústria automobilística, chega a 27,5% cobrado antecipadamente na fonte de toda a cadeia de produção e, com efeito cascata. Outro problema é que a substituição tributária não funciona como deveria. Por isso, o Brasil tem grande dificuldade para exportar produtos industrializados.

Somando os impostos diretos e indiretos, e mais os custos para a sua administração pelas empresas que precisando contratar assessorias tributária e jurídicas, a carga tributária ultrapassa os 70% sobre a renda do consumidor final.

Com base no Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2023, publicado pela Anfavea, vamos conhecer um pouco sobre como foi a arrecadação tributária sobre veículos e máquinas agrícolas e de construção.

Arrecadação apenas de impostos diretos

Fonte: Anfavea mostra carga tributária

Os dados da arrecadação são de 2021, pois até o fechamento do Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2023, os cálculos de 2022 ainda não estavam concluídos devido a elevada burocracia no Brasil.

Carga tributária em alguns países

Fonte Anfavea – carga tributária em alguns países

IPVA paga anualmente por toda a frota de veículos emplacados

Fonte Anfavea: carga tributária sobre a frota circulante

Sobre toda a frota de veículos emplacados até 25 anos paga, anualmente, cerca de 4% do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) sobre o valor da Tabela Fipe. Veja o anuário completo da Anfavea.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).