A Scania lidera no Brasil, de forma comercialmente viável, o mercado de caminhões mais modernos movidos à gás biometano e, na última DATAGRO, ela apresentou novos modelos para o segmento do agronegócio e de coleta de resíduos. O gás biometano é um tipo de gás purificado a partir do biogás, este produzido a partir de resíduos orgânicos (também conhecido como lixo). Segundo o Sesc de Interlagos, o biogás pode ser produzido no quintal de casa, inclusive, a entidade promove cursos para comunidades carentes produzirem o gás a partir do lixo da própria família para abastecer o fogão.

Os caminhões movidos a gás da Scania são pioneiros no Brasil, considerando a produção em série. Eles também podem funcionar com GNV (Gás Natural Veicular, tipo de gás produzido por fontes fósseis) caso o proprietário não consiga produzir ou acesso a um fornecedor de biometano, ainda raros. A contribuição do GNV para o meio ambiente é um quarto em relação ao biometano e só cerca de 20% em relação ao diesel. O consumo de GNV alimenta indústrias monopolistas e governos poucos democráticos. Já o biometano promove a indústria da reciclagem e muitos novos empregos. 

Os novos modelos Scania

O caminhão pesado canavieiro G 410 XT 6×4, movido a biometano, está em demonstração na Cocal, uma das principais produtoras de açúcar, etanol e bioenergia no Brasil, desde 2020. É o primeiro caminhão pesado off road movido a gás do mundo. No início, era adquirido o combustível de um fornecedor. Mas, recentemente, a própria Cocal passou a produzir seu biometano para abastecer o modelo. Uma das fontes é a vinhaça, composto químico líquido que surge pelo processo industrial que transforma a cana-de-açúcar em álcool. Ou seja, os resíduos da usina são revertidos em combustível. Neste período, já foram rodados cerca de 80 mil km e nenhuma falha operacional foi apontada. O biometano reduz em até 90% as emissões de CO2 em comparação ao diesel.

Outro modelo inédito é o P 280 4×2. É o primeiro caminhão a gás da marca para a coleta de lixo residencial da marca. Da mesma forma que o modelo canavieiro, a própria atividade do segmento é capaz de gerar o biometano. Os aterros sanitários produzem o metano, que pode virar biogás e sendo purificado se transforma em biometano. Mas, na maioria das vezes o metano é queimado e perdido. Ou seja, o potencial brasileiro é imenso. Além disso, o motor do veículo é mais silencioso do que o diesel reduzindo a poluição sonora dos bairros residenciais trazendo mais qualidade de vida.

Os motores e a maior segurança com biometano

A evolução da agenda da sustentabilidade no setor de transportes segue em foco para a Scania, que já superou os 600 caminhões a gás comercializados e acabou de anunciar a venda dos primeiros veículos movidos 100% a GNL (gás natural liquefeito) da história do Brasil para a Morada Logística (SP).

Os pioneiros caminhões Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. Já possuem tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, que entrará em vigor a partir de 1.º de janeiro de 2023. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.

Segundo a Scania, a segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão.

Leia mais sobre caminhões a gás:

Frota de caminhões a gás da TransMaroni chega a 50 Scania

Embarcadores apostam no caminhão a gás e Amazon compra 1.064 Iveco S-Way GNC

Scania consegue atrair a primeira distribuidora de gás para parceria

Bayer vai substituir toda a frota no Brasil por veículos movidos a gás ou elétricos

Transportadora Cavalinho testa caminhão Scania a gás com a Rhodia

Nestlé parte para uso somente de combustíveis renováveis em toda frota

Scania desenvolve ônibus a GNV e biometano no Brasil

Gafe: para que serve o gás biometano na logística?

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).